Capital intelectual, o maior bem de uma corporação.
APRESENTAÇÃO:
O Workshop “Servir para liderar, rompendo barreiras”, foi construído a partir da identificação de carências comportamentais nos profissionais do século XXI. As palestras, dinâmicas, exercícios e estímulos aqui apresentados terão o objetivo de treinar, desenvolver e aprimorar tais competências, tendo sido elaboradas com originalidade e especificidade.
PÚBLICO ALVO:
Do operacional ao gerencial
OBJETIVO GERAL:
Identificar, treinar e desenvolver as competências profissionais necessárias às prerrogativas do mercado no século XXI.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar o perfil comportamental adequado à cada função, exercitar e estimular essas novas atitudes e comportamentos.
Desenvolver novas lideranças a partir de comportamentos assertivos.
Aperfeiçoar a comunicação da força de trabalho, levando em conta os níveis hierárquicos da organização, harmonizando-a com os processos e sua inferência na qualidade final do serviço.
Elaborar um planejamento estratégico no ano de 2017 para cada um dos colaboradores. Este, será construído de forma periodizada com metas de médio e longo prazo, visando a assimilação, apropriação e aplicação das novas competências aprendidas.
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Como uma vez disse Arie de Geus, “Aprender mais rapidamente que os concorrentes, pode vir a ser a única vantagem competitiva no futuro.”
De acordo com Levine et al.(1993), adquirimos conhecimento e seu conjunto de significados, uns com os outros. Desta forma, a comunicação interpessoal toma grande importância, entendendo que, para evoluir dentro de um processo é essencial um relacionamento de qualidade que possa lhe fornecer subsídios para o seu crescimento. Participação, partilha, diálogo, cooperação e solidariedade são as palavras-chave que conferem qualidade aos relacionamentos desenvolvidos na empresas (Almeida e Leitão, 2003).
Nessa perspectiva Montana e Charnov (1998, p. 292), citam que “existem várias barreiras a uma comunicação eficaz formadas por influências ambientais ou pessoais , devido a isso o ser humano em geral apresenta dificuldades de captação e interpretação correta das informações recebidas”. Levando em conta o ambiente laboral, onde os níveis de estresse são altos, esses ruídos na comunicação podem ser ainda maiores. Portanto, a utilização de feedback nesses casos poderia evitar interpretações erradas.
Minicucci (1995, p. 257) define feedback por “uma palavra inglesa, traduzida por realimentação, que significa: verificar o próprio desempenho e corrigi-lo, se for necessário”. Aprofundando o conceito Moscovici (1995, Apud FIORELLI, 2004, p. 222) descreve feedback como “Um processo de ajuda para as mudanças de comportamento; é comunicação para uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas”.
A percepção que o indivíduo tem de sí, é construída em conjunto com as percepções do mundo “social”. A avaliação do próprio em relação a qualidade do seu trabalho está intimamente ligada com a significância percebida pelos seus companheiros.
Como observa Chiavenato (2006, p. 72) a comunicação nas empresas divide-se em dois objetivos principais: orientar colaboradores com informações corretas sobre processos diários e ainda “proporcionar atitudes que promovam motivação, cooperação e satisfação nos cargos”.
Para Conte e Brandão (2007) o comportamento assertivo dos colaboradores influencia positivamente na qualidade final do produto. “O comportamento assertivo é o comportamento ideal, o funcionário sempre comunica o que percebe, de forma clara, objetiva, suave e firme, sem rodeios ou exageros e dentro da verdade, realidade e respeito”. Como descreveu Max Gerhinger, comportamento assertivo é ” …falar sem enrolar, inventar ou distorcer os fatos, e não dizer uma vírgula além do necessário” (GERHINGER, 2001).
O homem, enquanto ser social que é, detém uma enorme complexidade de necessidades que precisam ser satisfeitas, a fim de que ele alcance autorrealização. Introduzida nesta gama de necessidades, está o reconhecimento profissional e pessoal, que, por sua vez, dependem do juízo que os outros têm a seu respeito.
CRONOGRAMA:
O cronograma apresentado a seguir serve de base, podendo ser alterado de acordo com as necessidades da instituição.
Duração: 5 dias
Carga horária: 20 horas
Horário: 8h às 12h
Dias: Segunda à Sexta
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1º DIA:
- O profissional do século XXI
Sobre: O mercado de trabalho deste século apresenta novas necessidades que antes não eram necessárias. A velocidade das mudanças, principalmente no que se refere às novas tecnologias da informação, requerem das empresas constante adaptação e transformação. Desta forma, os profissionais que desejam ter maior empregabilidade devem também adquirir novas competências para manterem-se competitivos.
- O que o mercado espera de mim?
Sobre: Apresentação das competências e correlação com as funções do colaboradores presentes. Comunicação, Apresentação Profissional e Criatividade serão as primeiras a serem abordadas.
- Situação Problema 1
Sobre: Serão apresentadas diversos cenários, entre eles; entrevistas de emprego, telefonemas, envio de e-mails, comunicação interpessoal e etc. A partir dessas situações os participantes deverão atingir um dado objetivo, e ao final realizaremos uma auto avaliação do pontos positivos e o que precisa ser desenvolvido por cada um deles.
2º DIA:
- Criando um perfil comportamental
Sobre: Cada colaborador deverá criar uma lista de comportamentos que identifica como sendo primordiais para o desempenho de sua função. Depois em grupos, discutirão o que ainda precisa ser incluído. Ao final criaremos um perfil com comportamentos e atitudes por função.
- Adequando meu perfil a minha função
Sobre: A partir da identificação inicial serão propostas dinâmicas de grupo onde os mesmos deverão praticar cada um dos comportamentos.
- Desenvolvendo competências
Sobre: A partir do feedback do grupo iremos discutir o precisa ser aprimorado e assim elaborar um checklist e um procedimento operacional padrão para minimizar erros e assegurar o comprometimento com as novas competências.
- Situação Problema 2 – O agente de mudança
Sobre: O grupo deverá perceber, a partir da exposição de comportamentos inadequados, como e o que deveria ser feito para que o cliente tivesse sua necessidade satisfeita.
DIA 3:
- A força de trabalho
Sobre: A importância do trabalho em equipe, a busca dos objetivos individuais a partir da concretização dos objetivos comuns.
- Clima Organizacional
Sobre: Um bom ambiente de trabalho gera comportamentos positivos. Esses comportamentos facilitam a eficiência dos processos e consequentemente aumentam a qualidade final do meu serviço. Iremos aplicar um questionário de clima organizacional a fim de perceber os pontos positivos e o que necessita de aprimoramento
- Engajamento da equipe
Sobre: Como eu posso ajudar o meu colega de trabalho para que todos nós possamos caminhar juntos. Com dinâmicas e exercícios iremos fortalecer o trabalho em equipe.
- Situação Problema 3 – O poder do todo
Sobre: Com a exposição de situações onde há sobrecarga de trabalho sobre um dado setor, iremos construir procedimentos operacionais que poderão ser realizados por outro setor a fim evitar uma perda de qualidade.
DIA 4:
- O Líder
Sobre: O que é Liderança? Como podemos ser os líderes de nossas próprias vidas? Qual a importância deste fator para o surgimento de talentos em nossa empresa?
- Servir para liderar
Sobre: Quando fazemos um favor à alguém, é natural que esta pessoa sinta-se com o dever de retribuí-lo. A partir dessa perspectiva, utilizaremos o método IDEAL (Identificar, Desenvolver, Engajar, Aprimorar e Liderar). O que sei fazer, o que sei mais poderia fazer melhorar, o que eu sei mas o meu colega ainda não aprendeu, como posso contribuir para o desenvolvimento do meu colega, como podemos fazer isso juntos, de que forma isso irá contribuir para o bem comum?
- Construindo pontes
Sobre: A ferramenta 5W2H será utilizada pra criarmos planos de ação. Esses planos serão utilizados para eliminar as não conformidades presentes nas relações interpessoais e nos processos. A expertise e know how de cada um será utilizada para buscarmos as causas raízes.
- Situação Problema 4 – Qualidade de Vida no Trabalho
Sobre: A partir da ferramenta “5 Porquês” iremos questionar o que falta para que realmente tenhamos realização profissional. Com esse diagnóstico iremos propor em conjunto ações corretivas e preventivas, e ainda, ações de monitoramento. O objetivo é assegurar que tudo o que foi abordado continue a ser feito após o término do workshop.
DIA 5:
- Planejamento de sucesso 2017
Sobre: Iremos traçar 3 objetivos para o ano de 2017. O primeiro deve ser possível de realizar ainda neste ano, o segundo deve ser iniciado ainda neste ano e o terceiro deve ser um sonho que trará grande realização. O grupo irá responder à três questões para cada objetivo: Eu quero/Amo? Sou bom? Tem mercado?
Depois iremos traçar uma linha do tempo, com início na data do workshop, um intervalo no meio do ano e outro ao final.
Em cada um dos intervalos iremos traçar planos de ação para assegurar o cumprimento das metas. Além disso, criaremos um passo a passo: “o que eu precisarei fazer a cada mês para que eu não me distancie dos meus objetivos.”
Ao final irei apresentar o grande segredo…
Autor: Arthur Lima
O Evento foi realizado em 2017, na cidade de Cabo Frio/RJ.