WORKSHOP – SERVIR PARA LIDERAR

Capital intelectual, o maior bem de uma corporação. 

APRESENTAÇÃO:

O Workshop “Servir para liderar, rompendo barreiras”, foi construído a partir da identificação de carências comportamentais nos profissionais do século XXI. As palestras, dinâmicas, exercícios e estímulos aqui apresentados terão o objetivo de treinar, desenvolver e aprimorar tais competências, tendo sido elaboradas com originalidade e especificidade.

PÚBLICO ALVO:

Do operacional ao gerencial

OBJETIVO GERAL:

Identificar, treinar e desenvolver as competências profissionais necessárias às prerrogativas do mercado no século XXI.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Apresentar o perfil comportamental adequado à cada função, exercitar e estimular essas novas atitudes e comportamentos.

Desenvolver novas lideranças a partir de comportamentos assertivos.

Aperfeiçoar a comunicação da força de trabalho, levando em conta os níveis hierárquicos da organização, harmonizando-a com os processos e sua inferência na qualidade final do serviço.

Elaborar um planejamento estratégico no ano de 2017 para cada um dos colaboradores. Este, será construído de forma periodizada com metas de médio e longo prazo, visando a assimilação, apropriação e aplicação das novas competências aprendidas.

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Como uma vez disse Arie de Geus, “Aprender mais rapidamente que os concorrentes, pode vir a ser a única vantagem competitiva no futuro.”

De acordo com Levine et al.(1993), adquirimos conhecimento e seu conjunto de significados, uns com os outros. Desta forma, a comunicação interpessoal toma grande importância, entendendo que, para evoluir dentro de um processo é essencial um relacionamento de qualidade que possa lhe fornecer subsídios para o seu crescimento. Participação, partilha, diálogo, cooperação e solidariedade são as palavras-chave que conferem qualidade aos relacionamentos desenvolvidos na empresas (Almeida e Leitão, 2003).

Nessa perspectiva  Montana  e  Charnov  (1998,  p.  292),  citam que “existem  várias  barreiras  a  uma  comunicação eficaz  formadas  por  influências  ambientais   ou pessoais ,  devido  a  isso  o  ser  humano  em  geral apresenta  dificuldades  de  captação  e interpretação  correta  das  informações recebidas”. Levando em conta o ambiente laboral, onde os níveis de estresse são altos, esses ruídos na comunicação podem ser ainda maiores. Portanto, a utilização de feedback nesses casos poderia evitar interpretações erradas.

Minicucci  (1995,  p.  257)  define  feedback  por “uma  palavra  inglesa,  traduzida  por realimentação,  que significa: verificar o  próprio desempenho e corrigi-lo, se for necessário”. Aprofundando o conceito Moscovici  (1995,  Apud  FIORELLI,  2004,  p.  222) descreve feedback como “Um processo de ajuda  para  as  mudanças  de  comportamento;  é comunicação  para  uma  pessoa,  ou  grupo,  no sentido  de  fornecer-lhe  informações  sobre como  sua  atuação  está  afetando  outras pessoas”.

A percepção que o indivíduo tem de sí, é construída em conjunto com as percepções do mundo “social”. A avaliação do próprio em relação a qualidade do seu trabalho está intimamente ligada com a significância percebida pelos seus companheiros.

Como observa Chiavenato  (2006,  p.  72)   a comunicação  nas  empresas  divide-se em dois  objetivos principais: orientar colaboradores com informações corretas  sobre processos diários e ainda  “proporcionar  atitudes  que  promovam motivação, cooperação e satisfação nos cargos”.

Para  Conte e Brandão (2007)  o comportamento assertivo dos  colaboradores  influencia positivamente na  qualidade final do produto. “O comportamento assertivo é  o  comportamento ideal, o funcionário sempre comunica o que percebe, de forma clara, objetiva, suave e firme, sem rodeios ou exageros e dentro da verdade, realidade e respeito”. Como descreveu Max Gerhinger, comportamento assertivo é ” …falar sem enrolar, inventar ou distorcer os fatos, e não dizer uma vírgula além do necessário” (GERHINGER, 2001).

O homem, enquanto ser social que é, detém uma enorme complexidade de necessidades que precisam ser satisfeitas, a fim de que ele alcance autorrealização. Introduzida nesta gama de necessidades, está o reconhecimento profissional e pessoal, que, por sua vez, dependem do juízo que os outros têm a seu respeito. 

CRONOGRAMA:

O cronograma apresentado a seguir serve de base, podendo ser alterado de acordo com as necessidades da instituição.

Duração: 5 dias
Carga horária: 20 horas
Horário: 8h às 12h
Dias: Segunda à Sexta

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1º DIA:

  • O profissional do século XXI

Sobre: O mercado de trabalho deste século apresenta novas necessidades que antes não eram necessárias. A velocidade das mudanças, principalmente no que se refere às novas tecnologias da informação, requerem das empresas constante adaptação e transformação. Desta forma, os profissionais que desejam ter maior empregabilidade devem também adquirir novas competências para manterem-se competitivos.

  • O que o mercado espera de mim?

Sobre: Apresentação das competências e correlação com as funções do colaboradores presentes. Comunicação, Apresentação Profissional e Criatividade serão as primeiras a serem abordadas.

  • Situação Problema 1

Sobre: Serão apresentadas diversos cenários, entre eles; entrevistas de emprego, telefonemas, envio de e-mails, comunicação interpessoal e etc. A partir dessas situações os participantes deverão atingir um dado objetivo, e ao final realizaremos uma auto avaliação do pontos positivos e o que precisa ser desenvolvido por cada um deles.

2º DIA:

  • Criando um perfil comportamental

Sobre: Cada colaborador deverá criar uma lista de comportamentos que identifica como sendo primordiais para o desempenho de sua função. Depois em grupos, discutirão o que ainda precisa ser incluído. Ao final criaremos um perfil com  comportamentos e atitudes por função.

  • Adequando meu perfil a minha função

Sobre: A partir da identificação inicial serão propostas dinâmicas de grupo onde os mesmos deverão praticar cada um dos comportamentos. 

  • Desenvolvendo competências

Sobre: A partir do feedback do grupo iremos discutir o precisa ser aprimorado e assim elaborar um checklist e um procedimento operacional padrão para minimizar erros e assegurar o comprometimento com as novas competências.

  • Situação Problema 2 – O agente de mudança

Sobre: O grupo deverá perceber, a partir da exposição de comportamentos inadequados, como e o que deveria ser feito para que o cliente tivesse sua necessidade satisfeita.

DIA 3:

  • A força de trabalho

Sobre: A importância do trabalho em equipe, a busca dos objetivos individuais a partir da concretização dos objetivos comuns.

  • Clima Organizacional

Sobre: Um bom ambiente de trabalho gera comportamentos positivos. Esses comportamentos facilitam a eficiência dos processos e consequentemente aumentam a qualidade final do meu serviço. Iremos aplicar um questionário de clima organizacional a fim de perceber os pontos positivos e o que necessita de aprimoramento

  • Engajamento da equipe

Sobre: Como eu posso ajudar o meu colega de trabalho para que todos nós possamos caminhar juntos. Com dinâmicas e exercícios iremos fortalecer o trabalho em equipe.

  • Situação Problema 3 – O poder do todo

Sobre: Com a exposição de situações onde há sobrecarga de trabalho sobre um dado setor, iremos construir procedimentos operacionais que poderão ser realizados por outro setor a fim evitar uma perda de qualidade.

DIA 4:

  • O Líder

Sobre: O que é Liderança? Como podemos ser os líderes de nossas próprias vidas? Qual a importância deste fator para o surgimento de talentos em nossa empresa? 

  • Servir para liderar

Sobre: Quando fazemos um favor à alguém, é natural que esta pessoa sinta-se com o dever de retribuí-lo. A partir dessa perspectiva, utilizaremos o método IDEAL (Identificar, Desenvolver, Engajar, Aprimorar e Liderar). O que sei fazer, o que sei mais poderia fazer melhorar, o que eu sei mas o meu colega ainda não aprendeu, como posso contribuir para o desenvolvimento do meu colega, como podemos fazer isso juntos, de que forma isso irá contribuir para o bem comum?

  • Construindo pontes

Sobre: A ferramenta 5W2H será utilizada pra criarmos planos de ação. Esses planos serão utilizados para eliminar as não conformidades presentes nas relações interpessoais e nos processos. A expertise e know how de cada um será utilizada para buscarmos as causas raízes.

  • Situação Problema 4 – Qualidade de Vida no Trabalho

Sobre: A partir da ferramenta “5 Porquês” iremos questionar o que falta para que realmente tenhamos realização profissional. Com esse diagnóstico iremos propor em conjunto ações corretivas e preventivas, e ainda, ações de monitoramento. O objetivo é assegurar que tudo o que foi abordado continue a ser feito após o término do workshop.

DIA 5:

  • Planejamento de sucesso 2017

Sobre: Iremos traçar 3 objetivos para o ano de 2017. O primeiro deve ser possível de realizar ainda neste ano, o segundo deve ser iniciado ainda neste ano e o terceiro deve ser um sonho que trará grande realização. O grupo irá responder à três questões para cada objetivo: Eu quero/Amo? Sou bom? Tem mercado?

Depois iremos traçar uma linha do tempo, com início na data do workshop, um intervalo no meio do ano e outro ao final. 

Em cada um dos intervalos iremos traçar planos de ação para assegurar o cumprimento das metas. Além disso, criaremos um passo a passo: “o que eu precisarei fazer a cada mês para que eu não me distancie dos meus objetivos.”

Ao final irei apresentar o grande segredo…

Autor: Arthur Lima
O Evento foi realizado em 2017, na cidade de Cabo Frio/RJ.

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